O que é ESG?
As três letras tão pronunciada hoje em dia no mundo dos negócios, “ESG” significa Environmental, Social e Corporate Governance que em português, quer dizer boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
São atuações de organizações no sentido de um novo paradigma socioeconômico, voltado para a sustentabilidade, das relações do planeta, com a natureza e da sociedade como um todo.
ESG é, em resumo, uma abordagem de negócios, que inclui critérios ambientais, sociais e de governança, com visões e ações estratégicas, médio e longo prazo, de modo a demonstrar aos investidores, aos clientes, aos órgãos reguladores, aos colaboradores, à sociedade, o seu posicionamento estratégico e de sustentabilidade, ou seja, que se faz parte da cultura da empresa, cuidar do meio ambiente e da sociedade, além de obter lucro. Essas boas práticas são uma realidade para as empresas, e independe do porte e do segmento de atuação, que devem estar atentas à elas e às exigências dessa nova economia.
O que uma empresa precisa fazer para ser ESG
Na área ambiental (E):
- Fazer uso racional dos recursos naturais
- Tratar os resíduos sólidos
- Zerar desperdícios
- Preservar a biodiversidade
- Buscar a plena eficiência energética
- Reduzir a emissão de gases de efeito estufa
Na área social (S):
- Estimular políticas de inclusão e diversidade dentro e fora da empresa
- Melhorar as condições e as relações de trabalho
- Proporcionar treinamento adequado para os funcionários
- Respeitar os direitos humanos
- Garantir a privacidade e segurança de dados de funcionários e clientes
- Promover impacto positivo na comunidade onde atua
Em relação à governança corporativa (G):
- Preservar a independência do conselho de administração
- Praticar transparência fiscal
- Seguir condutas éticas e anticorrupção nos negócios
- Adotar critérios de diversidade na escolha dos membros do conselho
- Garantir remuneração justa e racional
- Impedir casos de assédio, discriminação e preconceito.
Nos próximos artigos falaremos das vantagens de se aplicar a sigla no seu segmento de negócio.
Kariny Antunes Farina