#trend sobre mim: Os perigos de compartilhar demais na era digital

No mundo dinâmico das redes sociais, muitos de nós sucumbimos à tentação de compartilhar detalhes de nossas vidas. Seja a sua última viagem exótica, a bebida favorita ou a fobia mais estranha, a cultura de compartilhamento está em ascensão. No entanto, por trás da fachada aparentemente inofensiva da #trend sobre mim, dos likes e comentários, há riscos significativos que precisam ser esclarecidos.
Os perigos por trás da #trend sobre mim
Ao compartilhar informações pessoais, muitos usuários caem na ilusão de segurança proporcionada pelas configurações de privacidade ou simplesmente acreditam que não há nada de mal em participar de brincadeiras digitais.
Cada post revela um pedaço do quebra-cabeça da sua vida, e criminosos ou mal-intencionados podem usar esses detalhes aparentemente inofensivos para criar perfis detalhados, possibilitando desde golpes virtuais até riscos físicos.
Embora os perigos sejam reais, não precisamos abandonar completamente a ideia de compartilhar nossas experiências online. No entanto, é necessário fazermos um compartilhamento mais consciente, permitindo que você desfrute das redes sociais sem comprometer sua privacidade e segurança.
Aprenda sobre os riscos
Seis especialistas em Segurança da Informação mantêm um projeto chamado Hacker Rock Café, cujo objetivo principal é promover a disseminação da cultura de segurança digital e cibersegurança no Brasil e seguindo esse objetivo, eles publicaram em seu perfil no LinkedIn um artigo intitulado “A Não Inocência do ‘Sobre Mim!'”, no qual, por meio de uma “entrevista”, instruem sobre os riscos do excesso de exposição digital.
Acesse os links abaixo para saber mais sobre os perigos e como lidar com os riscos disfarçados de brincadeiras digitais e caso ainda não se esteja convencido clique aqui para saber mais sobre o dia a dia da nossa privacidade.
Mais informações fora do nosso site
(ao clicar no link abaixo você estará saindo do nosso site)
> Site da Hacker Rock Café
> Perfil no Instagram do Hacker Rock Café
> Artigo A Não Inocência do “Sobre Mim!” do Hacker Rock Café no LinkedIn