Compliance – Gestão de Riscos
Não é nada fácil saber lidar com a gestão de riscos, principalmente para aqueles que militam há tanto tempo apenas como advogados, visto que fazer a gestão de riscos é saber conciliar a ciência do Direito e a Administração.
Quem é Gestor de Riscos?
Chamamos de gestor de riscos, o profissional que irá orientar para condutas que irão compor processos operacionais e, sobretudo eficientes do negócio a partir das balizas legais identificadas. Portanto, é natural que o profissional responsável pela gestão de riscos recorra à aferição de resultados, como um termômetro de eficácia desse processo de gestão, que, por sua vez, integrará o planejamento empresarial para alcançar o resultado estimado.
Mas, o que é gerir riscos?
Nada mais é do que do balancear riscos com controles, a qualidade da gestão de riscos está ligada a capacidade de definir controles adequados para os riscos críticos existentes de forma proporcional.
Como identificar riscos?
A identificação de riscos é um processo crucial para a implantação de um modelo de gestão de riscos.
Os riscos levantados podem ter três naturezas diferentes: Riscos Práticos, Riscos Técnicos e Riscos Desconhecidos, que influenciarão diretamente na capacidade do gestor de percebê-los.
Riscos Práticos, são aqueles que são facilmente percebidos pelos operadores do cotidiano de uma certa atividade.
Riscos Técnicos, são aqueles que necessitam de conhecimento técnico, equipamento e pessoal capacitado para identificá-lo.
Já os Riscos Desconhecidos, ainda não existe uma definição científica a seu respeito, gerando infinitas discussões baseadas em evidências técnicas das várias partes envolvidas. Temos como caso clássico o risco de aquecimento global, no qual temos muitas informações técnicas de alta qualidade que suportam os dois lados do debate.
Para identificar o risco, o gestor deve ser capaz de analisar o que são riscos simples e os que são considerados riscos críticos.
O que são riscos críticos?
Aqueles riscos que afetam ou podem afetar de maneira crucial um desses pontos:
- Missão
- Visão de Futuro
- Proposta de valor
- Fatores críticos de sucesso
- Modelo de negócio
- Objetivos estratégicos
- Continuidade do negócio
- Valores considerados fundamentais para a empresa
Com isso, os riscos críticos terão uma tratativa diferenciada, fazendo parte de um outro fórum de discussão e formas de controle dentro da empresa, isto porque impacta diretamente o negócio.
Kariny Antunes Farina